23/11/2016
› Nota Saúde - Hanseníase

Lins 22 de novembro de 2016

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica em referência a Semana Estadual de Combate á Hanseníase (21 a 25/11) e com o objetivo de conscientizar a população, realizar o diagnóstico precoce e reafirmar o compromisso de luta contra a Hanseníase informa:

Descoberta em 1873 a Hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Ela acomete pele e nervos, porém é de fácil diagnóstico. Sua transmissão se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.

O período de incubação varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas. Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir que determinados acidentes ocorram em razão da falta de sensibilidade nessas regiões.

Se você apresenta manchas pelo corpo com ausência de sensibilidade, procure um serviço de saúde, o diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica, o tratamento é ambulatorial e fornecido gratuitamente pelo SUS.

Atenciosamente,

Josilene Ap. Santos

Enfermeira – Interlocutora do Programa da Raiva

SESA - Lins

Enfª.  Mariana Batelochi S. Rozeno

Diretora da Vigilância Epidemiológica

SESA - Lins

Secretária Municipal de Saúde
   Claudia Regina Nunes

© Copyright Instar - 2006-2017.