06/11/2017 às 08:14:00
› Prefeitura de Lins da início 2ª etapa de vacinação de brucelose de 2017
› Local: Lins

A Prefeitura Municipal de Lins por meio da SAMAS – Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Sustentabilidade anuncia a chegada da 2ª etapa de vacinação de brucelose do ano de 2017, voltada para pequenos produtores.

A brucelose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella. Nos bovinos pode causar aborto, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos nos machos, causando prejuízos econômicos aos criadores.

A vacinação contra a brucelose deve ser realizada por um profissional médico veterinário, cadastrado na Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. No Estado de São Paulo a vacinação em fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses é obrigatória desde 2002 e o calendário de vacinação estabelece que as fêmeas vacinadas entre os meses de junho e novembro devem ser declaradas até o dia 7 de dezembro no sistema Gedave.

Na 1ª etapa, ocorrida em maio, foram vacinadas 113 bezerras e nessa 2ª etapa, a expectativa é de que se vacine, pelo menos, 100 animais. A vacinação ocorrerá até o dia 30 de novembro. Interessados em vacinar o seu rebanho, entre em contato com a veterinária Andréia Martins Favarin, através do telefone (14) 3532-4318.

Fonte: CODEC – Coordenadoria de Comunicação

© Copyright Instar - 2006-2017.