Ir para conteúdo
Mapa do site |
Acessibilidade:
A+
A-

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Youtube

UNIDADES FISCAIS
UFM - R$ 3,4737
Turismo
Principal   Turismo
 

› Roteiro da Cultura Japonesa

Roteiro da Cultura Japonesa

A cultura japonesa é muito presente na vida da cidade de Lins. Suas manifestações enriquecem muito a cultura local com seus ritmos, crenças e costumes que realçam o dia-a-dia dos linenses. No ano de 2016, comemorou-se o Centenário da Imigração Japonesa em Lins, e a Prefeitura de Lins valoriza a riqueza dessa tradição. Assim, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentado, por meio da Gerência de Negócios do Turismo, criou este roteiro que visa resgatar a história dos japoneses na cidade por meio do incentivo à visitação de atrativos turísticos com referência a esta vasta e admirável cultura. Fazem parte do roteiro:

 

 

 

 

 

Templo Budista Taissenji Homom Butsuryushi do Brasil

O Templo Taissenji é o primeiro Templo do Budismo Primordial no Brasil, fundado em 1936 pelo monge budista Ibaragui Nissui Shounin, na cidade de Guaiçara. Em 1951 o templo foi transferido para Lins, com decoração e ornamentos baseados na arte japonesa, é a Matriz Espiritual dos outros templos desta seita existentes no Brasil. Realiza em março o Recital Nissui Ibaragui, na praça de mesmo nome, e em novembro o In Nippon Fest, no Templo, com apresentações musicais e praça de alimentação com comidas típicas. Mantém em seu interior o Museu Nissui Ibaragui, que funciona no prédio onde foi o primeiro templo construído em Lins e também o Memorial HBS, com fotos e dados de todos os papas desta seita budista.

Quando visitar: visitas agendadas

Entrada: Gratuita

Endereço: Rua Nove de Julho, 50 - Centro

Telefone: (14) 3522-2457

E-mail: haikawa@budismo.com.br

 

Museu Nissui Ibaragui

Inaugurado em 2008, este museu conta a história do monge budista Nissui Tomojiro Ibaragui, fundador do Templo Budista Taissenji Homom Butsuryushi do Brasil. Tem como missão preservar e valorizar a memória do fundador da matriz espiritual do budismo Homom Butsuryushi no Brasil. Em seu acervo encontra-se objetos, documentos, fotos da história do monge budista, do Templo, do Budismo e do cotidiano dos fiéis. O Museu funciona no prédio onde foi construído o 1º templo budista quando foi transferido para Lins, ao lado do templo atual.

Quando visitar: visitas agendadas

Entrada: Gratuita

Endereço: Rua Nove de Julho, 50 - Centro

Telefone: (14) 3522 2457

E-mail: haikawa@budismo.com.br

 

Museu Histórico de Lins

Inaugurado em 2012, a proposta de um museu participativo e democrático desde o seu planejamento fez com que ele fosse reconhecido pelo seu caráter inovador por diferentes grupos, como a Terra Indígena Icatu, a comunidade japonesa, moradores da Rua Ceará, muitos descendentes dos trabalhadores da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, trabalhadores rurais, descendentes gregos, professores e alunos do ensino público e privado, entre outros segmentos. Em 2016 o Museu passou por uma reformulação, desde então está se preparando para o Centenário de Lins, que será comemorado em 2020. A exposição permanente intitulada "A caminho do centenário", objetiva retratar a cultura linense com a participação de toda a população. O Museu está no berço da cidade, a velha Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, onde a cidade começou, para retratar toda a história local. Dedica uma parte de sua exposição a cultura japonesa, muito presente na cultura local.


Quando visitar: de terça-feira a sexta-feira das 09h às 17h e de sábado e domingo das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Entrada: Gratuita

Endereço: Rua Aureliano Resende de Andrade, n° 100 – Centro

Telefone:(14) 3529 2302

E-mail: mhadelins@gmail.com

 

 

Templo Budista Honpa Hongwanji

Com sede no antigo prédio da Rádio Clube de Lins, foi fundado em 1954 com a vinda da Sacerdotisa Kunkai Okayama da sede do templo Hongwanji do Japão, na cidade de Kyoto, a convite de Imigrantes pioneiros de Lins. Hoje a atual Sacerdotisa Chijo Okayama dá assistência religiosa a Lins e região, além disso, o Templo realiza dois grandes eventos, o Hanamatsuri (aniversário do Buda) em Abril e o Bon Odori  em Agosto.

 

Quando visitar: visitas somente agendadas
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Nove de Julho, 1455 - Centro
Telefone: (14) 3522-3855

 

 

 

Tori e Rua Japonesa

Portal e rua japonesa construídos para homenagear o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, através da reestruturação urbana e revitalização do centro de Lins, destacando: a instalação na região da primeira colônia japonesa no Brasil, a colônia Hirano, a presença do primeiro Templo Budista do Brasil, e da sede da religião budista Honmom Butsuryu-Shu no Brasil, Templo Taissenji de Lins e a atividade cultural. O projeto de autoria do arquiteto Kauê Obara Kurimori, com 1200 m², contempla alguns elementos característicos do Japão, como: o portal Tori, que representa para os japoneses não apenas a passagem do corpo no espaço, mas também a transposição espiritual, os postes de iluminação decorativa trazem uma versão para o mobiliário urbano da lanterna japonesa “Lanterna Couchin” e o paisagismo é contemplado no jardim japonês. É uma homenagem do povo de Lins aos imigrantes japoneses que, com espírito de luta, tenacidade e sacrifícios, ajudaram a escrever a nossa História e construir a nossa economia. Neste local é realizado anualmente, em agosto durante as festividades da Semana da Cultura Japonesa, a Zeladoria do Planeta, evento de conscientização de preservação do patrimônio público.

Endereço: Rua Rodrigues Alves – Centro – Calçadão Tancredo Neves

 

 

 

Monumento do Cinquentenário da Imigração Japonesa em Lins

Construído em 1966, é um monumento de granito erguido em homenagem ao cinquentenário da imigração japonesa em Lins com a chegada em 1915 dos primeiros imigrantes japoneses no vilarejo.

 

Endereço: Rua Olavo Bilac X Rua XV de Novembro - Praça IV Centenário

 

 

 

 

Memorial Comemorativo aos 100 Anos da Imigração Japonesa em Lins

Monumento projetado pelo arquiteto Ken Mabe que nasceu em Lins, com desenho de seu filho, o artista plástico Dan Mabe – filho e neto, respectivamente, do artista plástico Manabu Mabe, que viveu em Lins entre 1939 e 1957. O desenho foi transformado em um mosaico de pastilhas, medindo 2 m x 2 m, e leva a assinatura da artista linense Mariana Benez Navas. A obra mostra de forma estilizada o sol nascente, o pé de café e a mãe segurando o filho nos braços.

 

Endereço: Rua Olavo Bilac X Rua XV de Novembro - Praça IV Centenário

 

 

 

 

Praça e Monumento Nissui Ibaragui

Inaugurada em 1997 e revitalizada em 2010, esta praça é uma homenagem ao introdutor do budismo em Lins, Monge Nissui Ibaragui. Possui um monumento em homenagem ao monge e anualmente, no mês de março, é realizado neste local o Recital Nissui Ibaragui. O evento é organizado pelo Templo Taissenji de Lins.

 

Endereço: Rua Dom Lucio X Rua João Carrelli – Vila Alta

 
 
 

 
Conheça nossas redes sociais
e compartilha com seus amigos:
Facebook
Youtube
Telefone
Entre em contato:
(14) 3533-4250
Localização
Av. Nicolau Zarvos, nº 754
16401-300 - Lins/SP
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.